quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

EPI - CAPACETE IDEAL

QUAL O CAPACETE IDEAL?


Aos praticantes do Mountain Bike e Cicloturismo é que dirijo está pergunta: qual o capacete ideal?

Sabe aquele pensamento que: "comigo não acontece". Pois é! Já pensei assim. Mesmo vendo tombos feios com outros ciclistas. Não acreditava que uma dia tria minha experiência.. Até acontecer. Você que esta lendo este texto pode ter a mesma crença que um dia me iludia. Mesmo tendo o maior cuidado, pode acontecer de cai com a bike até parada. Uma amiga estava parada e caiu sobre o ombro é fraturou a ponta do Úmero. 

Os mais experientes ciclistas já tiveram que cheirar ou beijar o chão ou os dois ao mesmo tempo. Aí me vêm outra pergunta sobre cirurgias reconstrutivas: quanto custa o Úmero, Nariz, maxilar, dentes, vértebras etc.. Quem já passou por uma delas vai saber muito bem do que estou falando. Como é vasto esse assunto. Abordarei sobre qual é o capacete que devemos usar. 

Existe uma cultura que saiu do Speed e foi para o MTB. E o modismo não deixou a galera refletir. Todos sem exceção usam para a prática do MTB e Cicloturismo o capacete aberto. E top, lindo e fica bem nas fotos. É o certo? Se você estivesse a oportunidade de escolher o capacete ideal, acho que mesmo assim, escolheria o errado. É simples o motivo: você se sentiria ridículo em relação ao grupo, aparecendo com seu capacete fechado. Mas o resultado após um tombo frontal, em que o rosto, nariz e boca batem contra o solo, terá resultado diferentes para quem usa capacete Aberto ou Fechado.

As imagens a seguir são ilustrativas.


















Não quero levantar uma polêmica e sim o debate para um pensamento maior. 

São poucas as pessoas que conhecemos ou já ouvimos falar que caíram e tiveram fraturas faciais. Mas se somar todos os dados relativos ao esporte, veremos que os números são alarmantes. E a diferença entre o acidente facial grave, gravíssimo e o leve, esta no uso do equipamento de proteção certo.

O capacete fechado faz a diferença.

Saiba mais sobre o capacete ideal, simplesmente observando onde os ciclista tem mais sofrido lesões ou fraturas ao caírem e baterem o rosto no solo. E faz sua escolha de seguir a moda ou fazer o certo.




Por Pimenta

Praticante do MTB e Cicloturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário