segunda-feira, 30 de maio de 2011

BEBER ÁGUA

Não é fora do comum ouvirmos a voz popular aconselhar a ingestão de, pelo menos, um litro de água por dia. Revistas de beleza e especialistas também aconselham beber muita água para manter um bom funcionamento físico.

Mas, segundo um investigador norte-americano, afinal, beber um litro de água por dia não traz muitos benefícios e, ao invés, aumenta a necessidade de urinar com frequência.
Para Heinz Valtin, investigador da Escola Médica Dartmouth, em New Hampshire, EUA, não existem provas científicas que sustentem essa recomendação que, segundo a sua opinião, ajudou a criar um grande mercado para a água engarrafada.
O nefrologista e autor de livros sobre o balanço hídrico humano, após dez meses de investigação diz não ter encontrado bases científicas para sustentar as opiniões populares.
Num artigo publicado no American Journal of Physiology o especialista explicou que as pessoas se esquecem de que os alimentos também contêmágua.
A Comissão de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda o consumo de cerca de um mililitro de água para cada quilocaloria (kcal) ingerida. Isso representa até dois litros de água para uma dieta média de 2.000 kcal. Mas, o Conselho Nacional de Pesquisa adverte, boa parte dessa água já está contida nos alimentos.

Se uma pessoa ingere pouco líquido o corpo compensa absorvendo novamente a água dos rins e reduzindo a perda através pele, explicou o
especialista. A sensação de sede surge muito antes do início da desidratação.
O interesse do investigador por desmistificar a teoria de que beber muita água faz bem nasceu da leitura de inúmeros artigos em jornais e revistas. Valtin ficou intrigado e começou a perguntar aos colegas se conheciam estudos científicos que sustentassem as afirmações difundidas. Invariavelmente, todos os especialistas diziam não ter conhecimento.
A revista científica pediu então que Valtin fizesse a revisão de todas as investigações a que tivesse acesso. No final do trabalho o cientista concluiu que foram dadas informações erradas, ao aconselharem as pessoas a beber grandes quantidades de água quando, na realidade, a maioria delas não necessita, como por exemplo, adultos saudáveis que habitam em lugares com clima temperado e levam uma vida bastante sedentária.
No entanto, ressalva o investigador, as pessoas que apresentam determinadas doenças, entre as quais cálculos renais, devem ingerir grandes
volumes de água. A restante população pode beber a quantidade suficiente para controlar a sede - isso inclui a ingestão de café, chá e até
de cerveja (apesar dos seus efeitos diuréticos), aconselhou Valtin.
Quanto aos prejuízos para a saúde, existe um: "A possibilidade de alguém beber muita água contaminada e ingerir grande quantidade de poluentes".
De resto, e bem menos grave, é o inconveniente de urinar constantemente e o constrangimento de ir à casa de banho com frequência.
Um aviso: A ingestão de uma quantidade excessiva de água pode provocar intoxicação, o que leva a confusão mental e até à morte. A intoxicação por água é um dos efeitos mais mortais decorrentes do uso de Ecstasy, que aumenta a sede além da necessidade física real do utilizador.

ATENÇÃO - Para quem vai pedalar recomendo uma boa hidratação iniciada uma hora antes. Durante o pedal quando a boca fica seca e sinal que os músculos já estão precisando de água a muito mais tempo. Fique ligado e tome pequenos coles continuamente. Não espere a boca fica seca.

Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=3144

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-158-Benef%25EDcios%2Be%2Bpreju%25EDzos%2Bde%2Bbeber%2Bmuita%2B%25E1gua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário